Documento entregue à CNV mostra pedido do III Exército para espionar Jango e outros brasileiros na Argentina - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 às 19:08

Documento entregue à CNV mostra pedido do III Exército para espionar Jango e outros brasileiros na Argentina

0 jango entregaA Comissão Nacional da Verdade recebeu hoje de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, e dos senadores Pedro Simon e Randolfe Rodrigues, documento emitido pelo III Exército, em 20 de maio de 1976, solicitando a cooperação das forças de segurança da Argentina para informar o paradeiro de quase uma centena de brasileiros, entre eles Jango, e dar informações sobre seus deslocamentos naquele país.

No documento, o III Exército, que comanda as tropas do Sul do país e atua na área fronteiriça com a Argentina, Paraguai e Uruguai, informa a lista de "subversivos brasileiros que poderiam encontrar-se na RA (República Argentina), em 24 março de 1976", a data do golpe que derrubou Isabelita Perón, presidente constitucional do país vizinho.

No documento , o Exército solicita a cooperação das Forças de Segurança Argentinas para confirmar a presença dos brasileiros que estão na lista e informar a sua localização atual. Os militares brasileiros pedem ainda que a Argentina informe se há entre os radicados pessoas interessadas em sair do país vizinho. Assim como outros brasileiros, Jango pensava em retornar ao país após o golpe na Argentina.

Durante a reunião, a família Goulart, a CNV e o Senado (Randolfe Rodrigues integra a subcomissão de memória, verdade e justiça da casa legislativa e, junto com Pedro Simon foi autor do projeto que anulou a seção do Congresso Nacional, de 2 de abril de 1964 que permitiu a deposição de João Goulart ao afirmar que o presidente estava fora do país quando se encontrava no Rio Grande do Sul) reafirmaram que a investigação sobre a morte de Jango não se restringe somente à prova técnica que poderá resultar da exumação dos restos mortais do ex-presidente.

"Além da expectativa pelos exames laboratoriais, queremos continuar e acelerar a investigação do caso João Goulart", afirmou a coordenadora do grupo de trabalho Operação Condor da CNV, Rosa Cardoso, que recebeu os documentos trazidos por João Vicente Goulart.

Além de receber o documento, a CNV tornou públicos hoje um conjunto de documentos e informações já apuradas sobre a Operação Condor, mostrando o papel da ditadura brasileira na execução do plano. Os documentos estão no site da Comissão, na página do GT Condor.

Randolfe Rodrigues e João Vicente Goulart informaram que estiveram ontem, dia em que o mandato de Goulart foi devolvido simbolicamente pelo Senado (saiba mais aqui) , com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, a quem pediram apoio para que o Brasil requisite judicialmente o depoimento de Michael Townley, ex-agente chileno-americano condenado pela participação no assassinato de Orlando Letelier e que hoje vive sob proteção do programa de testemunhas dos Estados Unidos. Rosa Cardoso, atendendo pedido da família Goulart, afirmou que também pretende se reunir com Janot em breve.

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira e Marina Carlos
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade