CNV ouve indígenas de MS sobre expulsão de terras tradicionais - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 às 12:16

CNV ouve indígenas de MS sobre expulsão de terras tradicionais

audiencia dourados


Objetivo é apurar violações de direitos humanos relacionadas à luta pela terra ou cometidas contra os povos indígenas no período de 1946 a 1988

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) realiza nesta sexta (21), a partir das 7h30, audiência pública na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul. Estarão presentes a psicanalista Maria Rita Kehl, integrante da CNV que coordena o Grupo de Trabalho "Graves violações de Direitos Humanos no campo ou contra indígenas", o procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida e os pesquisadores Marcelo Zelic, Spensy Pimentel e Jorge Eremites de Oliveira. O evento é coordenador pelo professor Neimar Machado (UFGD).

Serão ouvidos indígenas de cinco diferentes comunidades guarani e guarani-kaiowá de Mato Grosso do Sul, que irão falar sobre episódios de violência durante a ocupação do estado por colonos, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas. Especialistas irão conduzir os depoimentos, dada a dificuldade dos indígenas para se expressar em português.

Esta é a primeira audiência pública da CNV no Mato Grosso do Sul e a primeira a ouvir somente indígenas. Em novembro de 2012, a CNV realizou uma audiência pública em Marabá (PA) para ouvir camponeses e indígenas vítimas da campanha militar contra a Guerrilha do Araguaia.

Segundo o Ministério Público Federal, que participará da audiência, a coleta de depoimentos oficiais pela Comissão Nacional da Verdade pode subsidiar futuras ações de indenização coletiva em favor das comunidades indígenas ou outras ações compensatórias.

O evento será transmitido ao vivo pela Universidade Federal da Grande Dourados, aqui. O link será incorporado na área de transmissões ao vivo da CNV: www.tinyurl.com/cnvaovivo

VIOLÊNCIA - A população indígena de Mato Grosso do Sul é a 2ª maior do país, com mais de 70 mil pessoas. A maior etnia é a dos guarani, que habitam territórios ao sul do estado. A taxa de mortalidade infantil entre a etnia guarani-kaiowá é de 38 para cada mil nascidos vivos, enquanto a média nacional é de 25 mortes por mil nascimentos. Já a taxa de assassinatos - cem por cem mil habitantes 3 é quatro vezes maior que a média nacional, enquanto a média mundial é de 8,8. O índice de suicídios entre os guarani-kaiowá é de 85 por cem mil pessoas.

Confira aqui a programação do evento.

SERVIÇO

Audiência Comissão Nacional da Verdade em Dourados sobre
Violações de Direitos Indígenas (1946-1988)

Quando: 21/02/2014, sexta-feira

Horário: 7h30 às 17h30

Local: Universidade Federal da Grande Dourados -

Endereço: Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitária - Dourados (MS)

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação*

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

* Com informações do MPF no Mato Grosso do Sul.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:

www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade