Documentos recebidos dos EUA - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 14 de Agosto de 2015 às 14:43

Documentos recebidos dos EUA

Em resposta a solicitação da Comissão Nacional da Verdade, encaminhada ao presidente Barack Obama em 16 de agosto de 2012, o governo dos Estados Unidos da América desclassificou documentação relacionada a violações dos direitos humanos praticadas no Brasil durante o período de ditadura, e a encaminhou ao governo brasileiro em três remessas, nos anos de 2014 e 2015.

O conjunto de documentos norte-americanos tem origem em vários órgãos relacionados à defesa, segurança e política externa dos EUA, entre eles, a Agência Central de Inteligência (CIA), o Departamento de Estado e o Departamento de Defesa.

Em junho de 2014, foi encaminhado à Comissão da Verdade, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), um conjunto de 43 documentos desclassificados pelo Departamento de Estado, recebidos do governo norte-americano por ocasião da visita ao Brasil do vice-presidente, Joseph Biden.

Um segundo lote, contendo 113 documentos desclassificados pelo governo norte-americano, foi entregue à CNV em dezembro de 2014.

A última remessa, com 538 documentos, foi entregue à Presidência da República pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, em 30 de junho de 2015, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff aos EUA.

Os documentos estão disponíveis para consulta online no Sistema de Informações do Arquivo Nacional, SIAN.

PRIMEIRA REMESSA

SEGUNDA E TERCEIRA REMESSAS

 



Comissão Nacional da Verdade