Papel das igrejas durante a ditadura - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

O grupo examina a postura política de instituições religiosas e seus integrantes em relação ao regime ditatorial. Busca esclarecer a participação de instituições religiosas cristãs e/ou de suas lideranças clérigas ou leigas, tanto no apoio a movimentos de resistência à ditadura, quanto na contribuição à repressão, analisando os fatos e as circunstâncias de graves violações de direitos humanos correlatos ao seu tema. 

Membro da CNV:

Paulo Sérgio Pinheiro

Pesquisadores:

Anivaldo Pereira Padilha; Daniel Schmidt; Ivone Gebara; Jorge Atílio Iulianelli; José Luiz Del Roio; Leonildo Silveira Campos; Luci Buff; Oscar Beozzo; Rolf Schünneman; Magali do Nascimento Cunha; Yves Lesboupin; Zwinglio Mota Dias

 

Confira aqui a apresentação do GT Papel das Igrejas Durante a Ditadura, realizada na reunião ampliada da CNV com Comissões da Verdade e Instituições Conveniadas, em Brasília, em 25/02/2013. 

 

 



Comissão Nacional da Verdade