Filhos do ex-presidente João Goulart participarão da audiência pública da CNV em Porto Alegre - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Durante o evento, mais de dez participantes darão relatos sobre violações de Direitos Humanos que sofreram. Confira a programação completa da audiência pública da CNV em Porto Alegre.

Denize Goulart e João Vicente Goulart, filhos do ex-presidente brasileiro João Goulart, participarão no próximo dia 18, em Porto Alegre, da audiência pública da Comissão Nacional da Verdade em parceria com a Comissão Estadual da Verdade de Porto Alegre. Durante o evento, militantes de diversos grupos de resistência ao regime ditatorial de 64 darão relatos de violências sofridas durante o período.

Lilian Celiberti, uruguaia que foi sequestrada em Porto Alegre em 1978, também participará da audiência relatando as situações extremas vividas por ela na época do regime de exceção. O sequestro de Lilian e de seu então companheiro Universindo Dias foi o primeiro o caso conhecido e divulgado pela imprensa da Operação Condor, atuação conjunta de forças de repressão brasileiras e de países do Cone Sul. A Comissão Nacional da Verdade tem um grupo de trabalho que investiga essa atuação conjunta na América do Sul.

Ainda durante a audiência pública, será lançado o livro "João Sem Terra – Veredas de uma luta", da Coleção Memória: Camponeses e o Regime Militar. A coleção faz parte da série "Direito à Memória e à Verdade", projeto da SDH que visa resgatar a história recente de violações de direitos humanos no Brasil através do trabalho Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Confira a programação completa da audiência pública conjunta da Comissão Nacional da Verdade com a Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO:
O quê: Audiência Pública conjunta da CNV e Comissão da Verdade de Porto Alegre, em Porto Alegre
Local: Auditório da Escola Superior da Magistratura (Ajuris)
Endereço: Rua Celeste Gobbato, 81, Praia de Belas, Porto Alegre – RS
Quando: 18 de março de 2013
Horário: 9h às 17h


Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Lívia Mota
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.




Comissão Nacional da Verdade