Comissão Nacional da Verdade em Brasília (UnB): Carlos Teixeira - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) recebeu das mãos do filho de Anísio Teixeira, Carlos Teixeira, documentos levantados pelos familiares do educador e reitor da Universidade de Brasília cassado em 1964 pelo regime militar que apontam incoerências nas investigações apresentadas pela polícia do Rio de Janeiro a respeito das circunstâncias da morte do educador. Data: 06/09/2012

Anísio foi encontrado morto em 13 de março de 1971 no fosso do elevador do prédio do amigo Aurélio Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro, e até hoje há dúvidas sobre o caso.

Os documentos foram entregues à CNV e à Comissão da Verdade da UnB durante audiência pública com a temática Anísio Teixeira, realizada no auditório do memorial Darcy Ribeiro, parceiro de Anísio na concepção e fundação da Universidade de Brasília.

Edição: Thiago Dutra Vilela (CNV)
Vinheta: Thiago Dutra Vilela (CNV)
Trilha Sonora da Vinheta: Gustavo Lyra (http://abre.ai/dayone)
Arte do canal: Paula Macedo e Isabela Miranda (CNV)
Captação de imagens e áudio: Empresa Brasil de Comunicação (EBC)



Comissão Nacional da Verdade