CNV - Comissão Nacional da Verdade - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 30 de Julho de 2012 às 10:58

Audiências Públicas

A Comissão Nacional da Verdade está percorrendo o Brasil de norte a sul desde julho de 2012, realizando audiências públicas para colher depoimentos de vítimas de graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 1946 e 1988, notadamente as violações ocorridas durante o regime militar brasileiro (1964-1985).

Confira a tabela dos depoimentos prestados em audiências e eventos públicos da CNV.

A Comissão Nacional da Verdade já esteve nas cinco regiões geográficas brasileiras (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) e realizou 71 audiências públicas em quinze unidades da federação: Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Além disso, a CNV percorreu mais cinco Estados, nos quais realizou reuniões de trabalho ou colheu depoimentos. É o caso de Amazonas, Roraima, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte. 

As audiências públicas da CNV podem ser temáticas, como a realizada na Universidade de Brasília sobre o caso Anísio Teixeira, que está sendo investigado pela Comissão da própria universidade ou ainda com relatos de episódios específicos investigados pelo colegiado, como aconteceu no Paraná, onde houve audiência específica sobre a chacina no Parque Nacional de Foz do Iguaçú. Foram percorridas tanto cidades de interior, como Três Passos (RS) e Porto Franco (MA), como as maiores metrópoles brasileiras (Rio de Janeiro e São Paulo).

As audiências públicas da CNV são realizadas em parceria com entidades da sociedade civil e outras comissões da verdade. 

A CNV também realizou audiências públicas para a apresentação de relatórios preliminares de pesquisa com ou sem a apresentação de depoimentos. Neste formato já foram realizadas sete apresentações, todas públicas e com transmissão ao vivo pela internet.

Além da colheita de depoimentos sobre graves violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado, as audiências públicas mobilizam cada vez mais a juventude e servem para aproximar parceiros de diferentes segmentos da sociedade que buscam o esclarecimento da verdade e a preservação da memória histórica sobre os crimes ocorridos no Brasil entre 1946 e 1988.

Todas as a audiências públicas da Comissão da Verdade são  registradas na íntegra pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os vídeos com  depoimentos estão disponíveis no canal da CNV no Youtube

Se você deseja prestar depoimento à Comissão Nacional da Verdade em uma audiência pública ou sugerir a realização de uma audiência, entre em contato com a CNV por meio de seus canais institucionais, como a Ouvidoria.

Leia notícias sobre as audiências públicas da Comissão Nacional da Verdade.



Comissão Nacional da Verdade