"A CNV reconstituirá a realidade sobre os crimes da ditadura", afirma Pinheiro - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 13 de Maio de 2013 às 18:49

"A CNV reconstituirá a realidade sobre os crimes da ditadura", afirma Pinheiro

IMG 9016"A CNV, através de seu trabalho e relatório contundente, não duvidem, reconstituirá a realidade e a veracidade dos crimes negados por seus autores diretos e mandantes. Depois do relatório, se fará verdade sobre os crimes da ditadura, e se estará mais perto do que nunca para que a impunidade dos mandantes e autores desses crimes não mais prevaleça", afirmou o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro, em sua apresentação durante o seminário realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Comissão Nacional da Verdade em alusão ao primeiro aniversário da CNV.

Confira aqui a íntegra da fala de Paulo Sérgio Pinheiro.

O seminário da CNV foi prestigiado pelos ministros de estado José Eduardo Cardozo (Justiça), Gilberto Carvlho (Secretaria Geral da Presidência) e Maria do Rosário (Direitos Humanos). Durante o evento, a professora da UFMG, Heloísa Starling, assessora da Comissão, apresentou um videoclip do protótipo do relatório virtual da CNV, no qual ela e sua equipe trabalham.

Após a apresentação de Pinheiro, houve um debate entre a jornalista Miriam Leitão, o ex-senador italiano José Luiz Del Roio, membro do Comitê Paulista de Memória, Verdade e Justiça, e a diretora do International Center for Transitional Justice (Centro Internacional de Justiça de Transição), Marcie Mersky, que foi coordenadora do relatório final da Comissão de Esclarecimento Histórico da Guatemala (1997-1999).

Além de Pinheiro, participaram do seminário os membros da CNV Rosa Cardoso, futura coordenadora da CNV, Maria Rita Kehl e José Paulo Cavalcanti.

Confira aqui vídeos das transmissões realizadas durante o evento de hoje pela CNV.

Mais informações e fotos sobre o evento no Facebook da CNV. 



Comissão Nacional da Verdade