Comissão Nacional da Verdade cria Grupo de Trabalho que investigará papel das igrejas durante a ditadura - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Terça, 06 de Novembro de 2012 às 10:52

Comissão Nacional da Verdade cria Grupo de Trabalho que investigará papel das igrejas durante a ditadura

GT fará sua primeira reunião em São Paulo dia 8 e terá a colaboração de pesquisadores e teólogos, especializados em ciências da religião, história e sociologia

A Comissão Nacional da Verdade criou um novo grupo de trabalho que investigará o papel das igrejas de denominação cristã (católica e evangélica) durante a ditadura militar. O grupo será coordenado pelo professor Paulo Sérgio Pinheiro, membro da CNV, que terá a assessoria da comissão e de pesquisadores autônomos, da sociedade civil e teólogos, todos especialistas em ciências da religião, história e sociologia.

O grupo se reunirá pela primeira vez no próximo dia 8 de novembro, a partir das 9h30, no Gabinete da Presidência da República em São Paulo, local onde a CNV realiza reuniões na Capital paulista. Na reunião, os pesquisadores apresentarão seus temas de pesquisa e organizarão os trabalhos do GT para os próximos meses.

"Entre os temas pouco aprofundados na história entre 1964 e 1985 está o papel das igrejas e dos religiosos, tanto na resistência de muitos ao arbítrio, protegendo corajosamente as vítimas, como na colaboração de alguns com a repressão na ditadura", afirma Pinheiro.

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade