Comissão Nacional da Verdade participa amanhã de cerimônia que irá homenagear advogados de presos políticos - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 12 de Novembro de 2012 às 10:59

Comissão Nacional da Verdade participa amanhã de cerimônia que irá homenagear advogados de presos políticos

Durante o evento, CNV e Comissão Especial da Verdade do Conselho Federal da OAB assinarão termo de cooperação

A Comissão Nacional da Verdade irá participar hoje, às 18h, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília, de uma cerimônia realizada pelo conselho da OAB para homenagear advogados que defenderam presos e perseguidos políticos durante a ditadura militar.

O evento será presidido pelo atual presidente da OAB Ophir Cavalcanti, que esteve na CNV no início de outubro para anunciar a criação de uma Comissão Especial da Verdade do Conselho Federal da OAB.

Também durante a cerimônia, que está sendo organizada em parceria com a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça da Câmara, o Conselho Federal da OAB irá instalar sua Comissão Especial da Verdade, que será presidida pelo advogado e ex-presidente da OAB Cézar Britto. Em seguida, os membros da Comissão Nacional da Verdade José Carlos Dias, que foi advogado de presos políticos e será homenageado, e Paulo Sérgio Pinheiro assinarão termo de cooperação entre a CNV e a Comissão do Conselho da OAB.

A CNV tem assinado termos de cooperação com representantes de diversos setores da sociedade civil ligados à defesa dos Direitos Humanos e do direito à memória e verdade. Desde sua instalação em maio deste ano, a Comissão Nacional da Verdade já assinou termos de cooperação com mais de 15 instituições da sociedade civil.

Ainda durante o evento, o Conselho da OAB irá assinar um acordo pelo enfrentamento à homofobia e suas repercussões sociais com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, representada pela ministra Maria do Rosário.

SERVIÇO:

O QUÊ: "Memória à advocacia da resistência política" - Cerimônia em homenagem a advogados de presos e perseguidos políticos durante o regime militar

QUANDO: Terça-feira, 13 de novembro

HORÁRIO: 18h

ONDE: Sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

ENDEREÇO: Setor de Autarquias Sul, quadra 5, lote 1, bloco M. Brasília.

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Lívia Mota e Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade