Comissão Nacional da Verdade participa de ato em homenagem a militares perseguidos pela ditadura - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Terça, 13 de Novembro de 2012 às 11:01

Comissão Nacional da Verdade participa de ato em homenagem a militares perseguidos pela ditadura

Comissão Nacional da Verdade participa de ato em homenagem a militares perseguidos pela ditadura

Hoje à noite, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o brigadeiro Rui Moreira Lima, outros militares perseguidos no pós-64 e organizações de Direitos Humanos serão homenageados

A Comissão Nacional da Verdade participa hoje à noite, às 18h30, de homenagem proposta pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aos militares que foram vítimas de perseguições e graves violações de direitos humanos após o golpe militar de 1964. O ato acontece no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Alerj.

O ato foi proposto pelos deputados estaduais Paulo Ramos, Luiz Paulo, Gilberto Palmares e Graça Matos, autores do projeto de lei recentemente aprovado pela Alerj que criou a comissão da verdade estadual no Rio. 

Participará do ato, pela Comissão Nacional da Verdade, a advogada Rosa Cardoso, integrante do Grupo de Trabalho que apura as graves violações de Direitos Humanos ocorridas contra militares que se opuseram ao regime militar. 

É o caso do brigadeiro Rui Moreira Lima, de 93 anos, um dos homenageados da noite, herói da 2ª Guerra Mundial, que passou mais de 200 dias preso ao longo do regime, foi demitido e sofreu vários processos durante a ditadura. 

Além de militares perseguidos, organizações de direitos humanos, como o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, e entidades que representam militares anistiados por conta de perseguições durante a ditadura, também serão homenageadas pela Alerj.

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade