Comissão da Verdade participa em Petrópolis de debate sobre Espaços de Memória - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quarta, 05 de Dezembro de 2012 às 11:12

Comissão da Verdade participa em Petrópolis de debate sobre Espaços de Memória

Um dos temas que será tratado no evento é a transformação da Casa da Morte em um memorial

A Comissão Nacional da Verdade participa, no próximo dia 7, a partir das 16h, no Palácio Rio Negro, em Petrópolis (região serrana do Rio de Janeiro), do debate "Espaços de Memória Hoje no Brasil – A Casa da Morte", organizado por diferentes organizações da sociedade civil fluminense.

O evento, que terá a participação da advogada Rosa Cardoso, membro da CNV, visa discutir, fomentar e divulgar iniciativas da sociedade civil e de governos em torno da preservação da memória.

Setores do governo e movimentos sociais – que atuam no tema da Memória, da Verdade e da Justiça - têm se mobilizado para que locais que serviram a prisões, torturas e extermínios de opositores ao regime ditatorial possam se transformar em memoriais de preservação da Memória dos acontecimentos para evitar a repetição das graves violações de direitos humanos que ocorreram nesses locais.

Um exemplo de preservação foi o decreto da prefeitura de Petrópolis que declarou de utilidade pública o imóvel localizado no Quarteirão Suíço onde funcionou a famigerada "Casa da Morte", centro de tortura e morte operado por agentes da repressão no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o decreto, publicado em agosto, a casa se destinará a implantação de um museu chamado Memorial de Liberdade, Verdade e Justiça.

No campo de preservação da memória, a Comissão Nacional da Verdade já expediu várias recomendações entre as quais se destacam o pedido para que seja mudada a destinação do prédio onde funcionou o Dops/RJ, onde atualmente funciona o Museu da Polícia Civil, a transformações dos Doi-Codi do Rio e de São Paulo em centros de Memória e do prédio onde funcionava a Auditoria Militar em São Paulo no Memorial dos Advogados de Presos Políticos.

Em Minas Gerais, após recomendação da CNV, o governador Antonio Anastasia anunciou a preservação e digitalização do acervo do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos de MG, e após pedido feito pessoalmente pela CNV, reproduzindo anseio da sociedade civil, prometeu estudar a mudança do Dops-MG para outro local afim de que seja criado ali um centro de memória.

Em Santa Catarina, a CNV recomendou à Assembleia Legislativa que mantenha veto do governador a uma lei que muda o nome de uma estrada que homenageia o deputado estadual cassado desaparecido Paulo Stuart Wright

O debate em Petrópolis é organizado pelo ColetivoRJ Memória, Verdade e Justiça, Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Comitê Petrópolis em Luta e pela Articulação Estadual pela Memória, Verdade e Justiça RJ, e conta com o apoio da OAB-RJ e do Palácio Rio Negro. Antes do debate, as entidades promovem, às 14h, um ato em frente à Casa da Morte.

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade