Fortaleza no Amapá deve ser fonte de informação sobre a repressão - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 01 de Fevereiro de 2013 às 11:02

Fortaleza no Amapá deve ser fonte de informação sobre a repressão

cnv 010213Atividades educativas e culturais sobre o tema devem ocorrer no local

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade Cláudio Fonteles, enviou ontem ao governador do Amapá, Camilo Capiberibe, um ofício solicitando que a Fortaleza de São José, fonte de conhecimento das graves violações cometidas naquele local por agentes públicos desde os primeiros dias da ditadura.

A solicitação foi enviada após requisição da Deputada Federal Janete Capiberibe, que anexou relato do atual Secretário de Estado do Turismo do Amapá, Dorival da Costa dos Santos, comprovando que durante a ditadura militar, a Fortaleza de São José, serviu como casa de tortura.

Na época do golpe, o Amapá era um território federal, governado por lideranças nomeadas pelo governo central.  O então governador, Terêncio Porto, desde o início seguia a linha política do novo regime e determinou a prisão de onze supostos militantes comunistas e os mandou para a Fortaleza São José de Macapá.

Com a prisão dos "adeptos do comunismo", o governo inicia uma perseguição indiscriminada, o que gerou medo e apreensão na população, segundo Costa. "Servidores públicos eram punidos, demitidos, sem a menor formalidade administrativa, sindicalistas eram destituídos e detidos, estudantes eram penalizados e expulsos de colégios e opositores eram investigados e ameaçados", relata o secretário que é professor universitário e advogado.

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira e Bia Comarú
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade