CNV realiza audiência pública em Porto Alegre dia 18 - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 11 de Março de 2013 às 15:48

CNV realiza audiência pública em Porto Alegre dia 18

audiencia-publica-rio-grande-do-sulComissões ouvirão relatos e receberão documentos sobre graves violações de direitos humanos; caso João Goulart e Operação Condor também serão debatidos

A Comissão Nacional da Verdade, em parceria com a Comissão Estadual da Verdade e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realiza dia 18, em Porto Alegre, sua primeira audiência pública em 2013. Na ocasião, a CNV colherá pela manhã relatos e documentos sobre graves violações de Direitos Humanos, incluindo relatos de pessoas presas e torturadas no Estado no início dos anos 70. À tarde, a CNV debaterá o caso do ex-presidente João Goulart e a Operação Condor.

Representarão a CNV em Porto Alegre o coordenador da Comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, além das integrantes da comissão Maria Rita Kehl e Rosa Cardoso. A Comissão Estadual estará representada pelo coordenador Carlos Guazzelli e pelos demais integrantes.

A audiência acontecerá das 9h às 17h, no auditório da Ajuris (Escola Superior da Magistratura), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. A Comissão Nacional da Verdade já esteve nas cinco regiões geográficas brasileiras (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) e realizou 11 audiências públicas em oito unidades da federação: Goiás, Distrito Federal (duas audiências), Rio de Janeiro (duas audiências), Pará (Belém e Marabá), Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

A CNV já esteve em Porto Alegre em três oportunidades: em outubro de 2012, para colher informações e documentos sobre a Operação Condor e uma reunião de trabalho com a comissão estadual e comitês da sociedade civil, em novembro passado, para recolher os documentos sobre o caso Rubens Paiva e Riocentro, entregues à Polícia Civil gaúcha pela família do coronel Júlio Miguel Molina Dias. Em fevereiro a CNV se reuniu com a sociedade civil e a comissão estadual para organizar um plano de trabalho conjunto. A comissão estadual também esteve em Brasília para tratar da audiência.

Esta será a primeira audiência pública da Comissão Nacional da Verdade desde a completa instalação da Ouvidoria da CNV, que também estará na capital gaúcha para oferecer, no local, serviço de coleta de informações que ajudem nas investigações, isto é, nomes, locais, circunstâncias, participantes, documentos, que possam esclarecer os casos de violência estatal no período, como mortes, prisões arbitrárias, torturas, ocultação de cadáveres e desaparecimentos forçados. A lei da CNV garante o sigilo de dados, quando solicitado.

Um dos destaques da audiência será a presença de Lilian Celiberti, presa política uruguaia, sequestrada em Porto Alegre por agentes da Operação Condor. A programação completa da CNV em Porto Alegre será divulgada em breve.

SERVIÇO:
O quê: Audiência Pública conjunta da CNV e Comissão da Verdade de Porto Alegre, em Porto Alegre
Local: Auditório da Escola Superior da Magistratura (Ajuris)
Endereço: Rua Celeste Gobbato, 81, Praia de Belas, Porto Alegre – RS
Quando: 18 de março de 2013
Horário: 9h às 17h

Clique aqui para baixar o cartaz de divulgação da Audiência Pública em Porto Alegre.

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube



Comissão Nacional da Verdade