CNV receberá comitiva Xavante de Marãiwatsédé, do Mato Grosso - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 22 de Abril de 2013 às 18:28

CNV receberá comitiva Xavante de Marãiwatsédé, do Mato Grosso

Grupo entregará relatório em que aponta graves violações de direitos humanos sofridas pelos Xavante entre as décadas de 1940 e 1960

Amanhã, às 9h, na sede da CNV em Brasília, uma comitiva composta por mais de 20 Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé (pronuncia-se ma-ra-ua-t-se-de), localizada no Mato Grosso, será recebida pela Comissão Nacional da Verdade em sua sede. O grupo entregará à CNV um relatório em que pede o exame e o esclarecimento sobre graves violações dos direitos humanos dos quais os Xavante do MT teriam sido vítimas antes e durante a ditadura militar.

O relatório foi elaborado pela organização indigenista Operação Amazônia Nativa (OPAN) e pela Associação Indígena Bö'u e resgata registros históricos que apontam a ocorrência de violações aos direitos humanos na terra dos Xavante entre as décadas de 1940 e 1960.

O documento conta a versão dos Xavante sobre a invasão ao território de Marãiwatsédé desde os anos 40, o que, afirmam, resultou em escravidão dos indígenas, extermínio de aldeias, assassinatos, remoção de suas terras e, por fim, um longo processo de desagregação. O relatório inclui vários documentos a respeito das violações.

Em 2011, os indígenas obtiveram na Justiça Federal ordem judicial para a desintrusão de suas terras (retirada de não-índios) e desde então lutam pela retomada de fato de seu território, localizado nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia

O grupo será recebido pela psicanalista Maria Rita Kehl, integrante da Comissão Nacional da Verdade, e coordenadora do Grupo de Trabalho Graves Violações de Direitos Humanos no Campo e/ou Contra Indígenas, que apura as lesões aos direitos humanos sofridas por indígenas e camponeses. Também participará da reunião o membro da CNV José Carlos Dias.

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: FacebookTwitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade