Alemanha vai cooperar com a Comissão da Verdade - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quinta, 16 de Maio de 2013 às 16:47

Alemanha vai cooperar com a Comissão da Verdade

presidente alemanhaParceria visa obtenção de informações sobre a situação de exilados naquele país durante a ditadura no Brasil

O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, acompanhado da primeira-dama, Daniela Schadt, recebeu ontem no Rio de Janeiro, em almoço, os membros da Comissão Nacional da Verdade Claudio Fonteles e Rosa Cardoso.

No encontro, a CNV pediu apoio do governo alemão na localização de acervos que possam ajudar a esclarecer o monitoramento de brasileiros que, durante a ditadura (1964-1985), se exilaram em solo alemão (entre 1949 e 1990, a Alemanha foi dividida em dois países: o lado Ocidental era capitalista, e o Oriental, comunista. Brasileiros se exilaram em ambos os lados da fronteira alemã). O mandatário disse que vai colaborar.

"O poder foi usado contra o povo do país e é importante que a Alemanha contribua para o desenvolvimento da democracia no Brasil", afirmou.

Pastor luterano, Gauck viveu na Alemanha Oriental e teve papel ativo na reunificação da Alemanha e coordenou a Comissão Federal para os Arquivos da Stasi (a polícia secreta da Alemanha Oriental) entre 1990 e 2000, tornando-se um grande especialista em Justiça de Transição.

Veja reportagem exclusiva da TV Brasil sobre o encontro.

Comissão Nacional da Verdade*
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube

* Com informações da TV Brasil



Comissão Nacional da Verdade