CNV e CV do Rio ouvem militares vítimas da ditadura em sessão pública - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 14 de Junho de 2013 às 16:11

CNV e CV do Rio ouvem militares vítimas da ditadura em sessão pública

Dois militares do Exército e três da Marinha que foram presos, cassados e participaram da resistência democrática à ditadura prestam depoimentos à CNV e a Comissão do Rio dia 18

A Comissão Nacional da Verdade e a Comissão da Verdade do Rio realizam sessão pública conjunta, no auditório da Caarj, no Rio de Janeiro, para colher testemunhos de cinco militares vítimas da repressão durante a ditadura. Os cinco militares da reserva, dois do Exército e três da Marinha, resistiram ao golpe militar de diferentes formas e, por isso, foram presos e cassados e, depois, atuaram na luta pela anistia e pela redemocratização.

A colheita pública de depoimentos dá sequência ao trabalho iniciado pelo grupo de trabalho Perseguição a Militares com a Audiência Pública realizada dia 4 de maio pela CNV, que já havia contado com o apoio e a participação da Comissão do Rio e ouviu militares-vítimas das três forças. Confira aqui a coleção de vídeos dessa audiência já disponíveis no Youtube da CNV.


Membros e assessores de ambas as comissões acompanharão os testemunhos. Pela manhã, coordena a sessão o presidente da Comissão do Rio, Wadih Damous. À tarde, os depoimentos serão ouvidos por Rosa Cardoso, coordenadora da CNV, e Álvaro Caldas, membro da Comissão Estadual da Verdade. Participa da sessão o consultor da CNV Paulo Ribeiro da Cunha, professor da Unesp e especialista na questão dos militares que resistiram à ditadura.

Na sessão de terça-feira serão ouvidos:

Coronel Bolívar Meirelles (Exército)
Oficial oriundo de tradicional família de esquerda. Em 1964 servia em Goiânia como tenente quando foi preso. Foi um dos primeiros militares cassados, e posteriormente atuou na luta pela anistia em entidades como a AMIC (Associação dos Militares Cassados) e Adnam (Associação Democrática e Nacionalista dos Militares -RJ). Desenvolveu estudos sobre os militares, tendo uma dissertação referenciada em trabalhos acadêmicos: "Conflitos Políticos e Ideológicos das Forças Armadas entre 1945 – 1964".

Coronel Ivan Proença (Exército)
Quando era capitão, Proença abortou uma missão que resultaria num massacre de estudantes por ocasião do golpe de 1964. Preso por mais de 50 dias, não aceitou a oferta de perdão em troca de seu silêncio, tendo seus direitos militares cassados. Foi perseguido por mais de 20 anos na vida civil. Atuou na luta pela anistia e pela redemocratização na Adnam, e mais recentemente publicou vários livros entre os quais, "O Golpe Militar e Civil de 64".

Comandante Ferro Costa (Marinha)
Oficial nacionalista e legalista, participou do gabinete do Almirante Paulo Mário, o último Ministro da Marinha de João Goulart. É um observador direto daqueles dias, com bom relacionamento com os marinheiros. Foi preso e cassado após o golpe. Teve ainda atuação de destaque na luta pela anistia e da democracia, atuando diretamente como delegado da Adnam em Brasília.

Antônio Duarte (Marinha)
Participou das lutas para a formação da associação dos marinheiros em 1964, bem como da resistência armada à ditadura. Preso, fugiu e depois exilou-se na Suécia por vários anos. Anistiado, retornou ao Brasil atuando politicamente no processo de redemocratização. Publicou os livros: "A luta dos Marinheiros" e "Almirante Aragão".

Oswaldo Araújo (Marinha)
Marinheiro das mobilizações do pré-1964, atuou na formação da entidade e na resistência ao golpe, sendo preso no cruzador Tamandaré. Foi preso, cassado e expulso da armada com centenas de outros marujos e fuzileiros. Posteriormente participou na luta pela anistia e pela redemocratização, atuando na União de Mobilização Nacional pela Anistia (UMNA).

Durante a semana de 17 a 21 de junho, a CNV e a Comissão da Verdade do Rio ouvirão outros depoimentos de militares-vítimas da repressão. Essas sessões serão privadas a pedido dos depoentes, devido a problemas de saúde e idade avançada das testemunhas.


SERVIÇO:
O quê: Colheita pública de depoimentos de militares vítimas da ditadura
Quando: 18/06/2013, terça-feira
Horário: 9h30 às 18h
Local: Auditório da Caarj
Endereço: Av. Marechal Câmara, 210 - Castelo - Rio de Janeiro - RJ
Transmissão ao vivo: http://www.twitcasting.tv/CNV_Brasil

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação*

* Com informações da Comissão da Verdade do Rio

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade