CNV e CEV-RJ realizam audiência pública sobre atentado à OAB-RJ - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 23 de Agosto de 2013 às 12:11

CNV e CEV-RJ realizam audiência pública sobre atentado à OAB-RJ

A Comissão Nacional da Verdade, a Comissão Estadual do Rio de Janeiro e a Ordem dos Advogados do Brasil promovem na próxima terça-feira, 27, uma audiência pública em homenagem aos 33 anos de falecimento de dona Lyda Monteiro, secretária da OAB que morreu ao abrir uma carta-bomba endereçada ao ex-presidente da OAB carioca, o advogado Seabra Fagundes. A suspeita é de que a carta-bomba tenha sido enviada por agentes do regime militar, na tentativa de forjar um ataque de grupos de esquerda.

A audiência acontecerá no Rio de Janeiro, no Departamento de Direito da PUC no Rio de Janeiro, exatos 33 anos após a morte de Lyda. O ataque aconteceu em 27 de agosto de 1980, data posterior à criação da Lei da Anistia de 79, entretanto até hoje o crime não foi totalmente esclarecido. Durante a explosão, José Ramiro dos Santos, também funcionário da OAB/RJ, foi ferido. Outras duas cartas-bomba foram entregues no mesmo dia: uma ao gabinete do vereador Antônio Carlos de Carvalho, na Câmara Municipal, e outra na Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Inicialmente será lido um documento sobre o caso do atentado e em seguida serão exibidas imagens de reportagens da época. O filho de Lyda, Luis Felippe Monteiro, dará seu depoimento. O advogado Seabra Fagundes, alvo do atentado, e o jornalista Chico Otávio, que pesquisa sobre o atentado, falarão em seguida. Ao final da audiência, a CNV e CEV-Rio apresentarão os desdobramentos e a linha de investigação sobre o caso emblemático, estudado pela Comissão da Verdade do Rio de Janeiro.

A advogada e integrante da CNV, Rosa Cardoso, o ex-presidente da OAB/RJ e atual presidente da CEV-Rio, Wadih Damous, e o Vice-Reitor da PUC, Padre Francisco Ivern, participarão da audiência.

SERVIÇO:
O quê: Audiência Pública sobre o atentado da carta-bomba à OAB-RJ
Quando: 27 de agosto de 2013
Horário: 10h
Onde: Departamento de Direito da PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ – Brasil.
Transmissão ao vivo na internet: http://www.twitcasting.tv/CNV_Brasil

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marina Martins e Lívia Mota
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube



Comissão Nacional da Verdade