Viúva de Amílcar Lobo acusa agentes da repressão de tortura no Rio - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quarta, 02 de Outubro de 2013 às 17:44

Viúva de Amílcar Lobo acusa agentes da repressão de tortura no Rio

correia lima CEV RJEx-militares foram convocados pela Comissão Nacional da Verdade; eles haviam se negado a comparecer na audiência do caso Mario Alves, em agosto

Renata Sequeira, da Assessoria de Imprensa da Comissão da Verdade do Rio

"Nada a declarar". Essa foi a frase mais ouvida por quem acompanhou os depoimentos dos militares Dulene Garcez e Luiz Mário Correia Lima, prestados à Comissão da Verdade do Rio, nesta quarta-feira (02/10). A afirmação de que eles participavam de sessões de tortura foi confirmada pela viúva do médico psiquiatra Amílcar Lobo, Maria Helena Gomes de Souza.

Lobo foi acusado de, após examinar os presos, confirmar se eles tinham condições de continuarem a ser submetidos a sessões de tortura, quando trabalhou no Batalhão da Polícia do Exército. O médico morreu em 1997, aos 58 anos.

"Meu marido nunca participou da tortura, mas não vim aqui para inocentá-lo. O erro dele foi a omissão. Havia uma sensação de impunidade e os militares achavam que estavam fazendo o melhor para o Brasil, que estariam salvando o país, mesmo que, para isso, estivessem torturando pessoas, o que acho um absurdo", disse Maria Helena, que falou também sobre a morte de Rubens Paiva e o contato que o marido teve com Inês Etienne, a única pessoa a sair viva da Casa da Morte, centro clandestino de torturas que funcionou em Petrópolis.

"Amílcar recebeu a notícia de que um preso de alta patente, 'quente', no linguajar usado por eles, precisava de atendimento médico. Foi recebido por um major, cujo nome não me recordo, que o levou até Rubens Paiva. Este estava nu, como era costume, e Amílcar o examinou. O preso se queixava de fortes dores. Conseguiu dizer, por três vezes, o seu nome. No dia seguinte, Amílcar soube, pelo tenente Avolio, que Rubens Paiva tinha morrido".

Dulene Garcez e Luiz Mário Correia Lima são acusados do assassinato do jornalista Mário Alves, em janeiro de 1970. O corpo de Mário Alves nunca foi encontrado. São acusados também de envolvimento na morte de Rubens Paiva. É a segunda vez que eles foram convocados pela Comissão Nacional da Verdade a depor, já que não compareceram à audiência pública realizada em 14 de agosto, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde só compareceu o ex-major do Corpo de Bombeiros, Walter da Costa Jacarandá.

Segundo os dois, o motivo de ficarem calados ou apenas repetirem o "nada a declarar", é que já tinham prestado esclarecimentos nos depoimentos prestados à Comissão Nacional da Verdade e ao Ministério Público Federal. Dos quatro agentes convocados para aquela sessão falta ouvir apenas o tenente Roberto Duque Estrada, que reside em Campinas.

"Se tudo estivesse sido esclarecido, eles não teriam sido convocados. Mas é direito, em um Estado democrático, que permaneçam calados, direito que foi negado àqueles que torturaram. Todos os indícios apontam para os nomes desses agentes e esses depoimentos são mais um elemento para o relatório que a Comissão da Verdade do Rio vai preparar. A sociedade precisa saber o que aconteceu", destacou o presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous.

A tomada de depoimentos contou com a presença dos membros da Comissão da Verdade do Rio, inclusive Álvaro Caldas, torturado no DOI-Codi em janeiro de 1970. "Na entrada fui recebido pelo cabo Gil, que me encaminhou para uma sala do prédio do PIC, onde fui recepcionado pelo então tenente Correia Lima. Ali fui alvo de socos, empurrões, pontapés para, depois, ser levado à sala de tortura, onde se encontrava, além de Correia Lima, os tenentes Garcez e Avolio. Reconheço o senhor como tendo participado dessa sessão de tortura", declarou o jornalista apontando para Correia Lima. Caldas repetiu o relato quando o tenente Garcez prestou seu depoimento.

Assessoria de Imprensa da Comissão da Verdade do Rio

Cid Benjamin - 78160202
Renata Sequeira - 22772327 - 96138001



Comissão Nacional da Verdade