Jango: Ministros se reúnem com população de São Borja/RS - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Terça, 12 de Novembro de 2013 às 23:04

Jango: Ministros se reúnem com população de São Borja/RS

1425794 539048146189012 1864296193 nOs ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo participaram nesta terça-feira (12), em São Borja (RS), de audiência pública para esclarecimento da exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart. O corpo retornará à cidade após passar por perícia, na Polícia Federal em Brasília, cujo objetivo é investigar a possibilidade de envenenamento de Jango.

A ministra Maria do Rosário agradeceu à família do ex-presidente pela confiança depositada no governo federal. "A nação brasileira assumiu um caminho definitivo para a democracia. Este é o sentido político da homenagem que o presidente João Goulart receberá em Brasília, com as devidas honras de Chefe de Estado", disse.

Para o Ministro da Justiça, a elucidação da verdade é um pressuposto básico do sistema democrático. "Os familiares têm o direito de saber como morreram seus entes queridos. Cidadãos têm o direito de saber como morreram seus lideres", afirmou.

O filho de Jango, João Vicente Goulart, ressaltou que trata-se de um resgate histórico não apenas para sua família, mas para todo o país. "A grande vítima do golpe foi a Constituição brasileira, o povo brasileiro. Hoje é o primeiro grande passo para contarmos uma história que foi omitida durante muitos anos", disse.

O gerente de projetos do grupo de trabalho Mortos e Desaparecidos, Daniel Lerner, representou a CNV. Ele trouxe a mensagem dos membros da comissão de que estes comparecerão, em peso, as homenagens que serão prestadas ao presidente em Brasília.

Nesta quarta-feira (13) terá início o processo de exumação do corpo do ex-presidente, que será coordenado pela Polícia Federal e terá a cooperação de peritos do Brasil, Cuba, Argentina e Uruguai, além de observadores do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Direitos Humanos

Assessoria de Comunicação Social
Comissão Nacional da Verdade



Comissão Nacional da Verdade