CEV do Amapá colhe depoimento de ex-prefeito - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 09 de Dezembro de 2013 às 11:54

CEV do Amapá colhe depoimento de ex-prefeito

Depoimento faz parte de série de eventos sobre os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Comissão Estadual da Verdade do Amapá (CEV-AP), realiza nesta próxima terça-feira, 10, diversos eventos em Macapá lembrando os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os atos contam com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AP) e da Escola Estadual Nanci Nina da Costa.

A partir das 8h30, haverá uma audiência pública no auditório da OAB com o ex-prefeito do município de Amapá, Leonel Nascimento, que dará o seu testemunho sobre a repressão e censura vividas na época da ditadura civil-militar, tendo como mediador o gerente de Relações Institucionais e com a Sociedade Civil da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Márcio Kameoka.

Às 14h, na Escola Estadual Nanci Nina da Costa, haverá a exibição do documentário "Anistia 30 anos" e debate com representantes da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Macapá e membros da CEV-AP. Às 18h30, acontecerá no auditório da OAB um painel com membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AP, Comissão Justiça e Paz da Diocese de Macapá e o juiz Marconi Pimenta, do Juizado Especial da Zona Norte.

Sobre a Declaração

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). É um marco da luta universal contra o abuso e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e leva em conta os direitos humanos e as liberdades fundamentais aplicados a todos os cidadãos.

Programação

10/12 (terça-feira)
8h30 - Audiência Pública
Local: Auditório da OAB
- Testemunho: Leonel Nascimento
- Mediador: Márcio Kameoka (CNV)

14h - Exibição e debate do documentário "Anistia 30 Anos"
Local: Escola Estadual Nanci Nina da Costa

18h30 - Painel "65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos"
Local: Auditório da OAB
- Palestrante: juiz Marconi Pimenta
- Debatedores: Rubens Boulhosa Pina (Comissão de Direitos Humanos OAB-AP) e Comissão Justiça e Paz da Diocese de Macapá

Fonte: Comissão da Verdade do Amapá



Comissão Nacional da Verdade