CNV e Comissão Rubens Paiva ouvem em SP militares da resistência democrática - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quinta, 03 de Abril de 2014 às 15:24

CNV e Comissão Rubens Paiva ouvem em SP militares da resistência democrática

alceuAudiência homenageará o coronel Alfeu de Alcântara Monteiro, assassinado pelas costas por ser contrário ao golpe militar

A Comissão Nacional da Verdade e a Comissão Estadual da Verdade "Rubens Paiva" (SP) realizam na próxima segunda, dia 7, a partir das 9h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a terceira audiência pública conjunta para colher depoimentos de militares que resistiram ao golpe militar de 1964 e às tentativas que o antecederam e que, por isso, foram perseguidos pela ditadura.

A audiência será transmitida ao vivo pela internet pelo site da Alesp: http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/

A CNV já levantou que os militares constituem a categoria social proporcionalmente mais atingida pela repressão, que cassou, prendeu, torturou e matou mais de 7000 praças e oficiais das três forças e policiais militares.

A audiência pública "Os Militares Perseguidos e a Resistência Democrática" mostrará também como que os militares que apoiavam o governo constitucional e levantaram-se contra as tentativas de golpe que ocorreram antes de 1964 ficaram marcados pelos golpistas e perseguidos por suas convicções. Para tanto, seis militares: sargentos e marinheiros serão ouvidos pelas duas comissões.

Um dos maiores símbolos da repressão sofrida pelos militares constitucionalistas é o coronel da Aeronáutica Alfeu de Alcântara Monteiro, assassinado pelas costas, em 4 de abril de 1964, em Porto Alegre, aos 42 anos, por ser contrário ao golpe militar. Após a homenagem, três militares perseguidos vão depor pela manhã: Capitão Simão Keremian; Capitão Francisco Fernandes Maia e Capitão José Araújo Nóbrega.

À tarde, a audiência terá a palestra "Os Militares de Esquerda", da professora e historiadora Wilma Antunes Maciel, da USP, autora do livro "O capitão Lamarca e a VPR". Após a apresentação de Wilma, mais três depoimentos: Sub oficial Luiz Cachoeira; Sub oficial Osvaldo Rubini e Major Antonio Pinto de Souza.

SERVIÇO:
O quê: Audiência Pública "Os Militares Perseguidos e a Resistência Democrática"
Quando: 07 de abril de 2014
Horário: 9h30 - 17h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo - SP, no Auditório Teotônio Vilela, 1º andar
Transmissão ao vivo: http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ (clique na caixinha acima da tela e selecione o nome do auditório)

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade