CNV discute relatório com Comissões da Verdade Universitárias - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 28 de Abril de 2014 às 19:02

CNV discute relatório com Comissões da Verdade Universitárias

foto 2A Comissão Nacional da Verdade realizou na última sexta-feira (25/04) reunião com Comissões da Verdade Universitárias, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a fim de discutir diretrizes para a redação do relatório final da CNV e a agenda das próximas a atividades.

A reunião teve a participação de assessores da CNV e de representantes de dez Comissões da Verdade Universitárias: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidades do Estado do Ceará, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

As contribuições das comissões universitárias comporão o capítulo sobre graves violações no ambiente universitário e as recomendações do relatório final da CNV. Nesse sentido, as comissões destacaram a importância de se ter uma atividade permanente de resgate da memória histórica, seja por meio de um órgão de Estado como também pelo financiamento de linhas pesquisa sobre memória, verdade e justiça.

A Comissão Nacional da Verdade tem feito visitas a universidades com o objetivo de realizar parcerias e acompanhar o andamento dos trabalhos. Até agora, foram visitadas a UnB, USP e UFES. Para o mês de maio, estão previstas mais visitas a Universidades.

Ainda no próximo mês, está prevista também a realização de uma audiência pública sobre ditadura e educação. A próxima reunião nacional das Comissões da Verdade Universitárias deve acontecer no dia 6 de junho, no Rio de Janeiro.

As comissões das universidades, entre outras atividades, têm trabalhado em diversas ações de memória e verdade, tais como:
- Identificação das vítimas da repressão em cada instituição de ensino superior (IES) a que estão vinculadas;
- Iniciativas para demarcar e preservar locais de memória nos campi;
- Identificação de locais e estruturas de informação nas universidades, como, por exemplo, as Assessorias Especiais de Segurança Institucional (Aesi ou ASI), que eram braços do Serviço Nacional de Informações;
- Estudo de mecanismos de repressão no meio acadêmico, como o decreto-lei 477, que resultou na demissão de professores e expulsou alunos opositores do regime;
- Ações de incentivo à pesquisa sobre o período da ditadura;
- Reparação acadêmica, com medidas como a restituição de cargos de professor e a rematrícula de alunos expulsos.

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira e Paula Macedo
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade

 



Comissão Nacional da Verdade