Argentina entrega à CNV documentos sobre desaparecidos brasileiros - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Terça, 22 de Julho de 2014 às 16:01

Argentina entrega à CNV documentos sobre desaparecidos brasileiros

Documentos serão divulgados a partir de hoje no site da Comissão Nacional da Verdade

A Comissão Nacional da Verdade recebeu esta semana da Comissão pela Memória da Província de Buenos Aires (CPM) e publica a partir de hoje o relatório "Víctimas del Terrorismo de Estado", que reúne documentos encontrados no Arquivo da Divisão de Inteligência da Polícia da Província de Buenos Aires. A nova documentação traz informações sobre as circunstâncias da prisão e desaparecimento de onze cidadãos brasileiros na Argentina.

O conjunto de documentos inclui também informações do Estado Argentino sobre seis argentinos presos e desaparecidos no Brasil e sobre mais outros cinco casos de graves violações de direitos humanos envolvendo a colaboração de organismos da repressão de ambos os países. A documentação inclui ainda acervo sobre o monitoramento sofrido pelo ex-presidente João Goulart em solo argentino.

A documentação entregue e que passa a ser divulgada a partir de hoje no site da CNV atende solicitação feita pela Comissão Nacional da Verdade durante a missão realizada pela Comissão ao país vizinho em abril de 2013. Leia aqui o relatório sobre a documentação. 

Durante a missão na Argentina, o secretário-executivo da CNV, André Saboia, reuniu-se com o presidente da CPM, Hugo Cañon, e com a diretora de pesquisa Sandra Raggio. Na reunião, foi definida a pauta de trabalho para a elaboração do relatório.

Os casos de brasileiros sequestrados e desaparecidos na Argentina presentes no relatório são os de Edmur Péricles Camargo (veja os documentos); David Chab-Tarab; Francisco Tenório Cerqueira Júnior (veja os documentos 1, 2, 3 e 4), o Tenorinho; João Batista Rita; Joaquim Pires Cerveira (veja dos documentos 1, 2 e 3); Jorge Alberto Basso; Maria Regina Marcondes Pinto; Roberto Rascado Rodriguez; Sergio Fernando Tula Silberberg; Sidney Fix Marques dos Santos e Walter Kenneth Nelson Fleury (veja os documentos 1, 2, 3, 4 e 5).

Os casos de argentinos presos e desaparecidos no Brasil são os de Antonio Luciano Pregoni, Horacio Domingo Campiglia, Jorge Oscar Adur, Lorenzo Ismael Viñas, Norberto Habbeger e Susana Pinus de Binstock.

Os outros cinco casos de graves violações de direitos humanos listados são os desaparecimentos de Ary Cabrera Prates e Marcos Arocena, cidadãos uruguaios filhos de pais brasileiros, assim como os casos dos brasileiros Daniel José de Carvalho, Joel José de Carvalho e José Lavecchia, desaparecidos em julho de 1974, próximo à fronteira da Argentina, no Parque Nacional de Foz do Iguaçu. 

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade