Foto que, segundo Guerra, mostra Perdigão na cena da morte de Zuzu Angel é entregue à CNV - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 25 de Julho de 2014 às 14:53

Foto que, segundo Guerra, mostra Perdigão na cena da morte de Zuzu Angel é entregue à CNV

Cedidas-Fred Perdigao Zuzu AngelmarcadaA foto obtida pelo ex-delegado do Dops do Espírito Santo, Cláudio Guerra, na qual ele aponta o então major Freddie Perdigão Pereira na cena da morte da estilista Zuzu Angel, em abril de 1976, foi enviada hoje à CNV por Guerra, que prestou depoimento e esclarecimentos à CNV esta semana.

Na foto, preta-e-branca, Perdigão aparece encostado em um poste, com uma camisa clara, levando a mão direita ao rosto, olhando para o carro da vítima. 

Foto original em tamanho grande / Foto com Perdigão marcado na imagem 

Em seu depoimento à CNV, Guerra, que afirma ter sido amigo e confidente de Perdigão, contou que o major, que integrava uma equipe de elite da estrutura darepressão, vinculada ao Serviço Nacional de Informações, lhe disse que estava preocupado em ter sido fotografado na cena do crime. No depoimento de terça, Guerra mostrou um close da imagem no rosto do oficial do Exército. Hoje, enviou à CNV a foto completa.

Em entrevista concedida no início da tarde de hoje, o coordenador da CNV, Pedro Dallari, afirmou que a imagem permite avançar na confirmação de que a mãe do desaparecido Stuart Angel foi vítima de um atentado tramado pela repressão política, ao contrário da versão oficial da época, que afirmava que a morte de Zuzu foi um acidente.

"Apesar de o governo brasileiro, por meio da Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, já ter reconhecido isso (que a morte não foi um acidente), os militares sempre negaram envolvimento", afirmou Dallari.

EM TEMPO - Na tarde de hoje o jornal O Globo identificou a origem da foto entregue à CNV por Cláudio Guerra. A imagem foi publicada pelo jornal no dia seguinte ao acidente com a estilista, em 15 de abril de 1976. Nem a reportagem do jornal, nem a legenda da foto, identificam a presença do major Perdigão na cena do crime, o que só ocorreu agora, por ocasião do depoimento do delegado. Após a identificação da origem da imagem, os créditos da mesma no site e no Facebook da CNV foram corrigidos.

DEPOIMENTO – O coronel da Aeronáutica Antônio Augusto Mendes de Matos, que segundo depoimento do advogado José Bezerra da Silva à CNV, comandava a prisão da Base Aérea do Galeão, onde Stuart Angel ficou preso, prestou depoimento hoje de manhã ao coordenador da CNV, Pedro Dallari e assessores da Comissão.

Campos negou a existência de prisões de civis e torturas na Base Aérea e negou qualquer vinculação ao caso de Stuart. "Ele prestou algumas informações sobre a estrutura e funcionamento da base, mas nada sobre a tortura e morte na Base do Galeão", afirmou Dallari.

O mutirão de depoimentos da CNV continuará no Rio de Janeiro a partir de segunda-feira (28 de julho) e prosseguirá até sexta-feira, dia 1º de agosto. Mais informações sobre os depoimentos no Rio serão publicadas ainda hoje na página da CNV.

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:

www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade