Indígenas vítimas da ditadura no MS vão depor pela terceira vez à CNV - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quarta, 15 de Outubro de 2014 às 13:01

Indígenas vítimas da ditadura no MS vão depor pela terceira vez à CNV

30184CNV, MPF-MS e UFGD apuram violações de direitos humanos relacionadas à luta pela terra ou cometidas contra os povos indígenas de Mato Grosso do Sul no período de 1946 a 1988

A terceira audiência do grupo de trabalho "Graves violações de Direitos Humanos no campo ou contra indígenas", da Comissão Nacional da Verdade, em Mato Grosso do Sul, será no próximo dia 17 de outubro, na Aldeia Bananal, em Aquidauana, cidade a 150 km da capital, Campo Grande. Durante a toda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30 (horário local), serão coletados depoimentos de indígenas Terena, a segunda maior etnia que habita o estado.

Estarão presentes a psicanalista Maria Rita Kehl, membro da CNV responsável pela apuração de graves violações de direitos humanos contra indígenas e camponeses, os procuradores da República Emerson Kalif Siqueira e Marco Antônio Delfino de Almeida, além de índios Terena de diversas aldeias.

A sessão será coordenada pelo doutor em educação Neimar Machado de Souza, professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os indígenas irão falar sobre episódios de violência ocorridos antes e durante a ditadura militar, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas.

As duas primeiras coletas de depoimentos sobre violações de direitos indígenas foram realizadas no final dos meses de fevereiro e abril, na Universidade Federal da Grande Dourados. Na primeira, foram ouvidos indígenas de cinco diferentes comunidades guarani e guarani-kaiowá do Mato Grosso do Sul e a segunda contou com a presença das etnias guarani-ñandeva, guarani-kaiowá, terena, kinikinau, ofaié-xavante e guató, todas de Mato Grosso do Sul.

Durante os relatos, os índios contaram os abusos sofridos como assassinatos, remoção forçada ou sob coação de suas terras tradicionais, perseguições, prisões ilegais, estupros, trabalhos forçados ou em condições de semi-escravidão.

SERVIÇO

Coleta de depoimentos - Comissão Nacional da Verdade em Aquidauana
Terceira sessão para apuração de graves violações de direitos humanos de indígenas de Mato Grosso do Sul

Quando: 17 de outubro de 2014
Horário: 7h30 às 17h30 (fuso-horário local); 8h30 às 16h30 (Horário de Brasília)

Local: Aldeia Bananal - Aquidauana – MS

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Fabrício Faria e Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:

www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade

www.twitter.com/CNV_Brasil

www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade