Comissão da Verdade realiza audiência pública e seminário na OAB-RJ - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quarta, 08 de Agosto de 2012 às 09:35

Comissão da Verdade realiza audiência pública e seminário na OAB-RJ

No dia 13, a CNV e a OAB-RJ realizam uma audiência pública pela manhã; à tarde, duas mesas-redondas abordarão antecedentes, contexto e razões do golpe militar e os locais de tortura e morte no RJ; No dia 14, termos de cooperação serão assinados

A Comissão Nacional da Verdade e a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro realizam nos próximos dias 13 e 14, na sede da OAB-RJ, uma série de atividades.

No dia 13, entre 9h30 e 12h30, a CNV e a OAB-RJ realizam uma audiência pública com a sociedade civil (familiares de mortos e desaparecidos políticos, ex-presos políticos, pesquisadores e estudantes e todos os demais interessados). O evento conta com apoio na mobilização do Coletivo RJ Verdade, Memória e Justiça.

A audiência será aberta, às 9h30, pelo coordenador da Comissão, ministro Gilson Dipp, e pelo presidente da OAB-RJ, Wadih Damous. Em seguida, o membro da Comissão da Verdade Paulo Sergio Pinheiro falará do processo de criação da Comissão Nacional da Verdade, o contexto latino-americano e os desafios da CNV. A audiência pública será transmitida, ao vivo, pelo site da OAB-RJ.

Durante o evento, a OAB-RJ entregará à CNV os depoimentos colhidos pela Comissão da Verdade da Seccional que tratam, especificamente, de arbitrariedades cometidas pela Justiça Militar contra presos políticos.

À tarde, entre 14h e 18h, a CNV e a OAB-RJ apresentam um seminário com duas mesas-redondas abertas a debate e participação do público.

Às 14h, na primeira mesa-redonda, os professores Carlos Fico e Maria Celina D´Araújo, mediados pela advogada Rosa Cardoso, membro da Comissão da Verdade, abordarão os "Antecedentes, Contexto e Razões do Golpe Militar".

Às 16h, o jornalista Chico Otávio, de O Globo, e o professor, teólogo e militante dos Direitos Humanos, Leonardo Boff, tratarão sobre "Estruturas da Repressão – Locais de Tortura e Morte no Rio de Janeiro". Ambos falarão, por exemplo, sobre o funcionamento da Casa da Morte, em Petrópolis.

Os debates serão precedidos pela exibição de um vídeo, com cerca de 10 minutos, preparado pela Comissão da Verdade, com imagens do acervo da Universidade Federal de Minas Gerais, reunindo fotos e filmes/vídeos sobre os dois temas que serão tratados nas mesas-redondas. Mapa elaborado pela assessora da Comissão da Verdade Heloísa Starling, indicando os centros de tortura do RJ, também será mostrado no evento.

No dia 14, terça-feira, a Comissão Nacional da Verdade prosseguirá com a programação no Rio de Janeiro. Às 11h, será assinado termo de cooperação da CNV com a OAB-RJ.

Os assessores da CNV Nadine Borges e Wagner Gonçalves estão na cidade desde hoje para diversas reuniões preparatórias. Hoje eles se reuniram com Wadih Damous, presidente da OAB-RJ e com representantes do Coletivo RJ. Amanhã e sexta-feira, os assessores se encontrarão com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RJ, representante do Ministério Público Militar e pesquisadores.

SERVIÇO:
Audiências Públicas da Comissão Nacional da Verdade no Rio de Janeiro e Mesas Redondas sobre Antecedentes e Contexto do Golpe Militar e Estrutura da Repressão

Quando: dias 13 e 14 de agosto de 2012

Horários:
Dia 13 – das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h
Local: Auditório da Sede da OAB-RJ

Dia 14 – das 11h às 12h
Local: Sala da ONU, 5o. andar OAB-RJ

Endereço: Av. Marechal Câmara, 150
Entrada franca
Confira abaixo a programação completa do evento:

Comissão Nacional da Verdade
PROGRAMAÇÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA e SEMINÁRIO em 13 e 14 de agosto de 2012

Promoção Conjunta da CNV e OAB-RJ

Auditório da OAB
Rio de Janeiro, RJ

13 DE AGOSTO

9h30 – 9h45 ABERTURA

Coordenador da CNV, Gilson Dipp
Presidente da OAB-RJ, Wadih Damous

MEMBROS DA CNV:
Cláudio Fonteles
José Carlos Dias
José Paulo Cavalcanti
Maria Rita Kehl
Paulo Sérgio Pinheiro
Rosa Cardoso

9h45 – Exposição de Paulo Sergio Pinheiro: criação da Comissão Nacional da Verdade, o contexto latino-americano e seus desafios.

10h - Apresentação da estrutura e planejamento dos trabalhos da CNV

10h30 – 12h30 Audiência Pública com a sociedade civil (familiares de mortos e desaparecidos políticos, ex-presos políticos, pesquisadores e estudantes e todos os demais interessados).

Apoio na mobilização: Coletivo RJ Verdade, Memória e Justiça.

ALMOÇO

14h – 16h MESA REDONDA E DEBATE

ANTECEDENTES, CONTEXTO E RAZÕES DO GOLPE MILITAR

Expositores: Carlos Fico e Maria Celina D'Araújo
Mediadora: Rosa Cardoso

16h – 18h MESA REDONDA E DEBATE

ESTRUTURAS DA REPRESSÃO – LOCAIS DE TORTURA E MORTE NO RIO DE JANEIRO
Expositores: Leonardo Boff e Chico Otávio
Mediador: Representante da Comissão da Verdade OAB

14 DE AGOSTO

11h – 12h  Assinatura de termo de cooperação da Comissão Nacional da Verdade e OAB-RJ, momento em que serão entregues à CNV os depoimentos colhidos pela Comissão da Verdade da Seccional que tratam, especificamente, de arbitrariedades cometidas pela Justiça Militar contra presos políticos


Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade