Comissão Nacional da Verdade e Comissão Estadual de Memória e Verdade realizam sessão pública em Recife dia 10 - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quarta, 05 de Setembro de 2012 às 10:03

Comissão Nacional da Verdade e Comissão Estadual de Memória e Verdade realizam sessão pública em Recife dia 10

Também será assinado um acordo de cooperação técnica entre a CNV e a Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Helder Câmara

A Comissão Nacional da Verdade e a Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Helder Câmara realizam sessão pública conjunta na próxima segunda-feira (dia 10), às 9h, em Recife. É a primeira missão oficial da CNV em Pernambuco, que é o quinto Estado visitado pela Comissão, que já esteve em São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Pará.

A abertura da sessão pública será presidida pelo coordenador da CEMVDHC, Fernando Coelho. Na sessão serão apresentados relatórios dos trabalhos realizados pela Comissão Estadual em quatros casos: Padre Antônio Henrique (relator Pedro Eurico); Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier (relator Manoel Moraes); Cândido Pinto (relator Nadja Bayner) e Gregório Bezerra (expositor Henrique Mariano).

Durante a sessão pública será assinado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre as duas comissões da verdade com o objetivo de promover a mútua colaboração para a apuração e esclarecimento de graves violações de direitos humanos praticadas no país. A CEMVDHC foi instalada pelo governo de Pernambuco em 1º de junho deste ano e é composta por 9 membros.

Entre as missões da Comissão pernambucana está a de promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, estupros, sequestros, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ocorridos no território do Estado de Pernambuco, ou contra pernambucanos, ainda que ocorridos fora do Estado e identificar e tornar públicos as estruturas, os locais, as instituições e as circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos.

REUNIÃO - Na tarde de segunda-feira, às 16h, ambas as comissões realizam uma reunião de trabalho na Fundação Joaquim Nabuco, exclusiva para membros e assessores. Mais cedo, às 15h, as comissões da verdade nacional e de Pernambuco serão recebidas pelo governador Eduardo Campos no Centro de Convenções de Olinda.

MISSÃO PRECURSORA – A visita dos membros da Comissão Nacional da Verdade será precedida por uma missão precursora das assessoras da CNV Nadine Borges e Paula Ballesteros. Hoje à noite serão tratados os ajustes finais do evento com os co-organizadores e amanhã elas se reunirão pela manhã com representantes de nove  entidades da sociedade civil pernambucana ligadas a questão dos Direitos Humanos e à tarde com 22 pesquisadores.

PROGRAMAÇÃO CONJUNTA DA CNV E CEMVDHC

Sede OAB/Pernambuco

SEGUNDA-FEIRA, 10/09/2012

9h    Abertura da sessão pública e composição da mesa:  Membros da CNV José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl e Rosa Maria Cardoso da Cunha; Coordenador da CEMVDHC, Fernando Coelho; Presidente da OAB PE e Secretário Geral da CEMVDHC, Henrique Mariano e o Presidente da OAB RJ, Wadih Damous.

9h20    Pronunciamentos: José Paulo Cavalcanti – membro da CNV e Fernando Coelho – coordenador da CEMVDHC

9h40    Assinatura do Termo de Cooperação entre a CNV e a CEMVDHC

9h45 às 11h    Exposição de casos: Pe. Antônio Henrique, relator Pedro Eurico; Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier, relator Manoel Moraes; Cândido Pinto, relator Nadja Bayner; Gregório Bezerra, expositor Henrique Mariano.

11h  Manifestação do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco

11h15 Palavra facultada aos integrantes da CNV, OAB e da CEMVDHC

11h45 Encerramento - Membro da CNV e Coordenador da CEMVDHC

15h Encontro da Comissão Nacional da Verdade e da CEMVDHC com o governador Eduardo Campos - Local: Centro de Convenções de Olinda (exclusiva para membros e assessores de ambas as comissões)

16h às 18h   Reunião de trabalho das Comissões Nacional e Estadual - Local: Fundação Joaquim Nabuco - Salão do Conselho Diretor - Recife (exclusiva para membros e assessores de ambas as comissões)

SERVIÇO:
O QUÊ: Sessão Pública da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Helder Câmara
DIA: 10/09/12 (segunda-feira)
HORA: 9h
LOCAL: Sede da OAB Pernambuco - Rua do Imperador Pedro II, nº 235 - Santo Antônio - Recife


Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Hélder Câmara
Assessoria de Imprensa
Jacqueline Araújo: 81-9974-0392

 

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade