A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.
Reunida em São Paulo em 12 de novembro de 2013, a Comissão Nacional da Verdade aprovou a seguinte nota:
1. Depois de meio século, o Presidente João Goulart retorna a Brasília, onde receberá as honras de Chefe de Estado que lhe foram negadas em seu sepultamento.
2. A verdade que o golpe de Estado de 1964 tentou esconder, hoje surge com clareza. João Goulart era o Presidente constitucional, majoritariamente apoiado pela população, como revelam pesquisas de opinião da época. Foi deposto por uma conspiração civil–militar, com fundamento na ideologia de segurança nacional. Durante o exílio, foi vigiado permanentemente por órgãos de informação e repressão brasileiros e estrangeiros.
3. A CNV, desde sua instalação, trabalha para o esclarecimento das reais circunstâncias de sua morte. O retorno do Presidente João Goulart a Brasília é uma vitória da legalidade, da democracia e do Povo brasileiro.
COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE
Comissão Nacional da Verdade