Estrada do Colono: Em nota, CNV se manifesta contra proposta de reabertura - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 18 de Maio de 2015 às 18:11

Estrada do Colono: Em nota, CNV se manifesta contra proposta de reabertura

NOTA PÚBLICA

A Comissão Nacional da Verdade – CNV expressa sua contrariedade à proposta de reabertura da 'Estrada do Colono', situada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Esta estrada foi cenário de uma chacina que vitimou cinco brasileiros e um argentino, em uma operação de extermínio de opositores políticos, no âmbito da Operação Condor.

Os corpos destes opositores foram e estão sepultados clandestinamente à margem desta estrada e precisam ser localizados. A CNV realizou e realiza buscas para sua localização.

A Comissão Nacional da Verdade declara que este é um local de que deve ser preservado em atenção não apenas à proteção do meio ambiente, mas também do direito à memória. Esse é um local de memória. A CNV exorta, por isso, o Congresso Nacional a não permitir a reabertura proposta.

 

PEDRO BOHOMOLETZ DE ABREU DALLARI
Coordenador

 

Leia a versão em .pdf da nota



Comissão Nacional da Verdade